DMA Blog

02 out A renovação automática e sua efetiva aplicação no segmento fitness

A renovação automática dos contratos faz parte do dia a dia das negociações. E traz a facilidade da continuação do acordado, já que as partes concordam com a vigência estendida.

Frequentemente nos deparamos com a renovação de contratos nos mais diversos tipos de situações. Com isso, dessa forma, a renovação automática precisará ser acompanhada de algumas particularidades para garantir a segurança jurídica da relação.

Assim, nesse artigo vamos esclarecer sobre a renovação automática e como estabelecer isso em contrato.

O que significa renovação automática?

A renovação automática é mais comum em contratos consumeristas de prestação de serviços, ou seja, os contratos entre empresas e consumidores.

Um exemplo disso são os contratos com as telefonias. Esses contratos não são característicos de assinaturas manuais, já que muitas vezes a contratação é realizada via ligação, das mais variadas plataformas, exemplo Netflix, prime, entre outras.

Porém, se trata de um contrato de prestação de serviços que possui um período específico de vigência, e após findar esse tempo, há a renovação. Com certeza você já ouviu falar, ou até mesmo já teve um contrato como esse renovado, já pensou essa estratégia em seu negócio?

A empresa de telefonia continua prestando seus serviços e o consumidor continua usufruindo mediante o pagamento de determinado valor.

A renovação pode ser aplicada em contratos empresariais de prestação de serviços, como o que mencionamos inicialmente. Mas existem alguns cuidados na hora de aplicar essa disposição. São eles:

Possuir um período de vigência não muito longo que será usado como período de renovação;

Sempre deixar as partes envolvidas cientes se haverá ou não a ocorrência de renovação, para que haja transparência na relação.

Com esses cuidados será possível aplicar de modo mais seguro a cláusula acerca da renovação automática. Que tal, aplicar esses cuidados no contrato de prestação de serviços do seu segmento?

Como estabelecer a renovação automática no contrato de prestação de serviços?

Seguindo o caso que mencionamos a introdução, devemos imaginar que para renovação pode ou não haver vontade de ambas as partes.

Isto é, um dos envolvidos pode não possuir o desejo de continuar os serviços. Por esse motivo, ao estabelecer no contrato a possibilidade de renovação, é necessário oferecer um prazo para pedido de distrato.

Não somente isso, mas caso haja desejo de continuidade, é importante uma notificação sobre a continuidade do contrato com o devido reajuste. Isso porque, geralmente há um reajuste do preço baseado em algum índice, que consequentemente elevará os valores envolvidos.

Por isso, a renovação automática será melhor aplicada se possuir as seguintes previsões:

Notificação prévia acerca da continuidade do contrato com antecedência. O prazo para notificação pode ser de acordo com a relação contratual.

Prazo estipulado em contrato para o pedido de distrato. Pode ser até o último dia de vigência do contrato, ou algum outro período que a relação exigir.

Ressaltar a existência de reajuste, caso seja de interesse das partes.

Possibilitar renovação por período igual ao da vigência.

Fazer uso das negociações possibilita relações mais duradouras e eficientes. Por isso, pode ser bastante interessante possibilitar a renovação automática em alguns contratos. Principalmente naqueles que envolvem serviços de necessidade contínua. Portanto, ao estabelecer em contrato a renovação automática, se atente a alguns cuidados para segurança jurídica, como os prazos para distrato, notificação e o reajuste.

Ana Caroline Menezes Moreira
contato@doinadvogados.com.br