09 set Cuidados do empregado que navega pelas redes sociais durante o trabalho
As empresas estão cada vez mais de olho no que os empregados e candidatos publicam nas redes sociais.
Uma pesquisa recente da empresa americana de segurança de e-mail, Proofpoint, revelou que 7% das organizações já demitiram um empregado por causa de sua atividade em sites de mídia social. Outros 20% disseram que, por causa das redes sociais, empregados tiveram de ser advertidos.
Mas, para o usuário e empregado, como utilizar estas redes a seu favor?
Em tempos que se debate tanto a privacidade e os limites entre a postura profissional e pessoal nas redes, uma coisa é certa: é preciso zelar pela imagem on-line e levar em consideração que tudo que é postado diz alguma coisa sobre você. Na dúvida, é sempre melhor moderar.
Quais são os comportamentos que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis on-line de seus empregados? Observe alguns erros que os usuários cometem no Facebook, Orkut e Twitter, e que poderiam servir de porta para o desemprego:
- Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa;
- Comentar questões privadas da empresa em fóruns públicos;
- Oferecer muita informação sobre sua vida pessoal e atividades de lazer;
- Publicar xingamentos, palavrões e palavras de baixo calão em geral;
- Não respeitar opiniões, credo, filosofia, raça e todos os tipos de diferenças;
- Mudar de identidade e fingir ser outra pessoa;
- Publicar fotos íntimas e/ou desnecessárias;
- Postar comentários sobre sua vida pessoal que poderiam levar um empregador a fazer um julgamento negativo sobre você;
- Participar de comunidades de gosto duvidoso. Seu perfil é facilmente identificado pelos grupos que você segue.
Quanto menos comunidades você participar, melhor para a sua privacidade.
Ser discreto em relação ao trabalho é a melhor prática para se evitar problemas com os chefes. Aproveite o espaço para mostrar o melhor de você. Se você usa o (curto) espaço das redes sociais para exibir seus projetos, você faz com que seus colegas e até os chefes se aproximem, abrindo espaço para conversas informais e até gostos em comum.