DMA Blog

19 ago Arquiteta Patricia Totaro é tema de livro

Print Friendly, PDF & Email

Quinze anos de experiência e um currículo com mais de 120 projetos esportivos fizeram da arquiteta Patricia Totaro referência em projetos esportivos. A Editora C4 (Cris Correa Editorial) lança o sétimo lança o sétimo volume da série intitulada Escala 1:20 dedicada a arquitetura. Neste volume, focado em projetos esportivos, a autora Cris Correa conta a história da arquiteta Patricia Totaro exemplificando as novas tendências nos projetos arquitetônicos

O lançamento do livro está programado para próxima quarta-feira (24/08), na Livraria Cultura Conjunto Nacional da Avenida Paulista. A noite de autógrafos é uma oportunidade para conhecer a arquiteta e pegar dicas sobre projetos arquitetônicos modernos e com menor impacto ambiental.

 O livro Arquitetura Esportiva é um apanhado de grandes ideias apresentadas pelo escritório Patricia Totaro Arquitetura de Resultadospara os maiores centros esportivos do país. No livro, encontram-se fotos, plantas, cortes, perspectivas, detalhes técnicos e construtivos e croquis de cinco academias projetadas pela arquiteta. Na academia ACM Alphaville foram adotados planos de modernização e mudanças para transformar o ambiente em local agradável à família.  “Essa intervenção fez parte de um plano maior de modernização de todo clube, para privilegiar

às praticas de exercícios físico”, diz Patricia.

Outra academia retratada no Livro, Ecofit, traz a ideia de uma academia sustentável, com menor impacto no meio-ambiente.  Nela a água da chuva é reutilizada para as descargas e torneiras de chão, o lixo é reciclado e o aquecimento da piscina é solar. Além disso, a madeira utilizada no projeto é certificada ou proveniente de demolições. A economia de energia elétrica também teve atenção especial: foram utilizadas as mais econômicas lâmpadas e luminárias encontradas no mercado em quantidade suficiente para não gastar mais do que se deve. Patricia também optou por ambientes abertos para aproveitar ao máximo a luz natural e ventilação, evitando o gasto com ar condicionado.

 Já na Monday Paes de Barros foi realizado um projeto de total estruturação da academiaPor estar localizada em uma avenida de fluxo intenso de veículos e com uma grande poluição visual, a arquiteta adotou uma estratégia que chamou de ‘Venda de planos’. “A fachada foi projetada com divisões em três porções: uma pele de vidro transparente, onde podemos visualizar as piscinas e a musculação, a parte central, onde fica exposto o nome da academia Monday e a terceira porção, onde encontramos algumas janelas com beiral em formato triangular”, acrescenta Patricia.

 Sobre Patricia Totaro – Formada em arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), Patricia Totaro atua há 15 anos no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, escolas de natação, centros esportivos, clubes e spas. MBA em Gestão Estratégica e Economica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Patricia Totaro é palestrante nos mais importantes eventos esportivos, como IHRSA, Fitness Brasil, Brasília Capital Fitness e Sports Business. É membro da IAKS (International Association for Sports and Leisure Facilities); do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil); da ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), fazendo parte da Comissão de Sustentabilidade do órgão; do Fitness XP Group e é consultora de arquitetura da ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria Esportiva). Além disso, redigiu para o Secovi (Sindicato de Habitação do Estado de São Paulo) o Manual de Escopo de Contratação de Projetos de Infraestrutura esportiva.

 

Livro Patricia Totaro - Arquitetura Esportiva

Lançamento livro “Arquitetura Esportiva”

Livraria Cultura Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2.073, São Paulo, SP
Data: 24/08/2011 – Quarta-feira
Horário: 18h30 às 21h30

Joana Doin
jdoin@doinadvogados.com.br

Joana Doin é advogada e sócia do escritório Doin Mancuso Advogados.