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09 set Cuidados do empregado que navega pelas redes sociais durante o trabalho

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As empresas estão cada vez mais de olho no que os empregados e candidatos publicam nas redes sociais.

Uma pesquisa recente da empresa americana de segurança de e-mail, Proofpoint, revelou que 7% das organizações já demitiram um empregado por causa de sua atividade em sites de mídia social. Outros 20% disseram que, por causa das redes sociais, empregados tiveram de ser advertidos.

Mas, para o usuário e empregado, como utilizar estas redes a seu favor?

Em tempos que se debate tanto a privacidade e os limites entre a postura profissional e pessoal nas redes, uma coisa é certa: é preciso zelar pela imagem on-line e levar em consideração que tudo que é postado diz alguma coisa sobre você. Na dúvida, é sempre melhor moderar.

Quais são os comportamentos que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis on-line de seus empregados? Observe alguns erros que os usuários cometem no Facebook, Orkut e Twitter, e que poderiam servir de porta para o desemprego:

  • Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa;
  • Comentar questões privadas da empresa em fóruns públicos;
  • Oferecer muita informação sobre sua vida pessoal e atividades de lazer;
  • Publicar xingamentos, palavrões e palavras de baixo calão em geral;
  • Não respeitar opiniões, credo, filosofia, raça e todos os tipos de diferenças;
  • Mudar de identidade e fingir ser outra pessoa;
  • Publicar fotos íntimas e/ou desnecessárias;
  • Postar comentários sobre sua vida pessoal que poderiam levar um empregador a fazer um julgamento negativo sobre você;
  • Participar de comunidades de gosto duvidoso. Seu perfil é facilmente identificado pelos grupos que você segue.

Quanto menos comunidades você participar, melhor para a sua privacidade.

Ser discreto em relação ao trabalho é a melhor prática para se evitar problemas com os chefes. Aproveite o espaço para mostrar o melhor de você. Se você usa o (curto) espaço das redes sociais para exibir seus projetos, você faz com que seus colegas e até os chefes se aproximem, abrindo espaço para conversas informais e até gostos em comum.

Joana Doin
jdoin@doinadvogados.com.br

Joana Doin é advogada e sócia do escritório Doin Mancuso Advogados.